terça-feira, 21 de junho de 2011

O enredo na narrativa

O enredo
Enredo é a sequência de acontecimentos da história, a rede de situações que as personagens vivem, a trama das ações que elas fazem ou que elas sofrem.

As partes do enredo

I. Situação inicial: é a parte do texto em que são apresentadas as personagens e expostas algumas circunstâncias da história, como o tempo , o espaço em que a ação se desenvolverá. Cria-se um cenário de marcação de tempo para as personagens iniciarem suas ações. Nem todo texto narrativo tem essa primeira parte; há casos em que já de início se mostra a ação em desenvolvimento.

II. Conflito (complicação) : é a parte do enredo em que as ações se desenvolvem em função de um desequilíbrio que ocorre na situação inicial, conduzindo a história ao seu clímax.

III. Clímax: é o momento em que a ação atinge o seu ponto mais crítico, tenso e se encaminha, inevitavelmente, para o desfecho.

IV. Desfecho: é a solução do conflito produzido pelas personagens. Pode ser feliz, cômico, triste, surpreendente, ou até mesmo deixar  a cargo do leitor uma conclusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário