sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012


 
EMEF Profº Fernando Pantaleão  - Língua    Portuguesa - Análise textual -  1º Bimestre 2012 – 6os. Anos

O CHAPEUZINHO VERMELHO
Havia, numa cidadezinha, uma menina que todos achavam muito bonita. A mãe era doida por ela e a avó ainda mais. Por isso, a avó mandou fazer um pequeno capuz vermelho que ficava muito bem na menina. Por causa dele, ela ficou sendo chamada em toda parte de Chapeuzinho Vermelho.
Um dia em que sua mãe tinha preparado umas tortas, disse para ela:
— Vai ver como está passando sua avó. Pois eu soube que ela anda doente. Leva uma torta e este potezinho de manteiga.
Chapeuzinho Vermelho saiu em seguida para ir visitar sua avó, que morava em outra cidadezinha.Quando atravessava o bosque, ela encontrou compadre Lobo, que logo teve vontade de comer a menina. Mas não teve coragem por causa de uns lenhadores que estavam na floresta.
O Lobo perguntou aonde ela ia. A pobrezinha, que não sabia como é perigoso parar para escutar um lobo, disse para ele:
— Eu vou ver minha avó e levar para ela uma torta e um potezinho de manteiga que minha mãe está mandando.
— Ela mora muito longe? — perguntou o Lobo.
— Oh! Sim — respondeu Chapeuzinho Vermelho. — É pra lá daquele moinho que você está vendo bem lá embaixo. É a primeira casa da cidadezinha.
— Pois  bem — disse o Lobo —, eu também quero ir ver sua avó. Eu vou por este caminho daqui e você vai por aquele de lá. Vamos ver quem chega primeiro.
O Lobo pôs-se a correr com toda a sua força pelo caminho mais curto. A menina foi pelo caminho mais longo, distraindo-se a colher avelãs, correndo atrás de borboletas e fazendo ramalhetes com as florzinhas que encontrava.
O Lobo não levou muito tempo para chegar à casa da avó. Bateu na porta: toc, toc.
— Quem está aí?
 — É sua neta, Chapeuzinho Vermelho — disse o Lobo, mudando a voz. Eu lhe trago uma torta e um potezinho de manteiga que minha mãe mandou pra você.
A bondosa avó, que estava de cama porque não passava muito bem, gritou:
— Puxe a tranca que o ferrolho cairá.
O Lobo puxou a tranca e a porta se abriu. Ele avançou sobre a pobre mulher e devorou-a num instante, pois fazia mais de três dias que não comia. Em seguida, fechou a porta e foi-se deitar na cama da avó. Ficou esperando Chapeuzinho Vermelho, que, um pouco depois, bateu na porta: toc, toc.
              — É sua neta, Chapeuzinho Vermelho, que traz uma torta pra você e um potezinho de manteiga que minha mãe lhe mandou. O Lobo gritou para ela, adocicando um pouco a voz:  
              — Puxe a tranca que o ferrolho cairá.    
            Chapeuzinho Vermelho puxou a tranca e a porta se abriu.
O Lobo, vendo que ela tinha entrado, escondeu-se na cama, debaixo da coberta, e falou:
— Ponha a torta e o potezinho de manteiga sobre a caixa de pão e venha se deitar comigo.
Chapeuzinho Vermelho tirou o vestido e foi para a cama, ficando espantada de ver como sua avó estava diferente ao natural. Disse para ela:
—Minha avó, como você tem braços grandes! — É pra te abraçar melhor, minha filha.
— Minha avó, como você tem pernas grandes!
— É pra correr melhor, minha menina.
— Minha avó, como você tem orelhas grandes!
— E pra escutar melhor, minha menina.
— Minha avó, como você tem olhos grandes!
— É pra ver melhor, minha menina.
— Minha avó, como você tem dentes grandes!
— É para te comer.
 E dizendo estas palavras , o Lobo saltou pra cima de Chapeuzinho Vermelho e a devorou.
Moral
Vimos que os jovens, principalmente as moças lindas, elegantes e educadas, fazem muito mal em escutar qualquer tipo de gente . Assim não se será de estranhar que, por isso, o lobo as devore.
Eu digo o lobo porque todos os lobos não são do mesmo tipo. Existe um que é manhoso, macio, sem fel, sem furor. Fazendo-se de íntimo, gentil e adulador, persegue as jovens moças até em suas casas e seus aposentos.
Atenção, porém! Que esses lobos melosos de todos eles são os mais perigosos.
               Charles Perrault. Chapeuzinho Vermelho. Porto Alegre: Kuarup, 2007.)
INTERPRETAÇÃO TEXTUAL E ANÁLISE GRAMATICAL
01- Como todos os contos de fada, O Chapeuzinho Vermelho apresenta um herói ou uma heroína e um vilão (ou antagonista), isto é, aquele que se opõe ao herói.
a- Quem é a heroína do conto lido?
b- Quem é o vilão?
02- É comum, nos contos de fada, o herói ser vitima de uma armadilha planejada pelo vilão. É o caso, por exemplo, da maçã envenenada que Branca de Neve come no conto Branca de Neve e os sete anões. No conto O Chapeuzinho Vermelho:
a- Qual é a armadilha que o vilão planeja?
b- Quem são suas vitimas?
03- Além de divertir, os contos de fadas normalmente procuram transmitir às crianças alguns conhecimentos. No caso do conto O Chapeuzinho Vermelho, a história parece alertar as pessoas contra os perigos da imprudência e da ingenuidade.
a- Qual teria sido a imprudência da mãe de Chapeuzinho Vermelho?
b- Qual a imprudência da avó?
c- O trecho “a pobrezinha, que não sabia como é perigoso parar para escutar um lobo, disse para ele” demonstra que a menina era imprudente ou ingênua? Por quê?
04- Leia este texto curioso:
Chulé psicológico
Medicina
Uma equipe japonesa do Centro de  Pesquisa Shisedo, de Yokohama, foi premiada pelas valiosas pesquisas sobre as causas do chulé. De fato, a pesquisa, em si, é séria.
O engraçado foi a conclusão do trabalho, que parece não concluir nada: “Quem  acha que tem chulé, sempre tem, e quem  acha que não, não tem mesmo”.
                                                     (Revista Superinteressante, abril 2005.)

Retire do texto:
a- Um substantivo próprio. b- Um substantivo coletivo.    c- Dois substantivos comuns e simples.
05- A palavra trabalho, que aparece n texto, é um substantivo primitivo, ou seja, ela pode dar origem a um substantivo derivado. Veja:
trabalho + -dor = trabalhador
Que outra palavra do texto, somada à partícula –dor, dá origem a um substantivo derivado?
06- Crie um substantivo derivado para cada um destes substantivos:
  Brasil:
• espaço:
07- Quinta –feira é um substantivo composta e designa um dia da semana. Que outros dias da semana também são substantivos compostas?
08- Indique dois substantivos próprios existentes no texto. 09- Observe o emprego do substantivo nota nas situações abaixo e dê o sentido dessa palavra nos diferentes contextos em que foi empregada.
a- Ganhei uma nota vendendo flores no dia das mães.
b- Desafinei nesta passagem da música porque não li a nota direito.
c- Fiz uma nota no pé da página, chamando a atenção para este detalhe.

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