terça-feira, 22 de maio de 2012


EMEF Profº Fernando Pantaleão
Língua Portuguesa – Leitura e Análise textual – 8º Ano – 2º Bimestre /2012
Texto Instrucional
Texto I

Alimente-se com cuidado

          Quando o assunto é alimentação, todo cuidado é pouco. Alimentos mal conservados e água não tratada são meios fáceis de contrair doenças. Calor e umidade em excesso são fatores de risco, favorecem a proliferação de micro-organismos. Ao comer maionese, bolos e doces recheados, carnes mal cozidas, leites e derivados, peixes e frutos do mar, certifique-se de que todos estejam em boas condições, e  nunca coma em locais que tenham pouca higiene. Para evitar as famosas intoxicações alimentares, basta adotar algumas medidas simples, mas que dão bons resultados:

                                                        www..klickeducacao.com.br/2006/conteudo/pagina/0.6313,-725-3203-.00.html

•Lave as mãos antes e depois de comer e depois de ir ao banheiro.
•Mantenha os alimentos perecíveis ou os que estragam rapidamente na geladeira.
•Evite alimentos de conservação duvidosa ou aqueles que você não sabe de onde vieram.
•Evite comer alimentos crus ou mal cozidos.
•Lave os utensílios de cozinha logo depois de usá-los.
•Armazene caixas e embalagens em locais frescos e protegidos do sol.
•Guarde as sobras de alimento na geladeira ou as congele.
•Escolha alimentos in natura que tenham aspecto, cheiro e cores normais.
•Não compre produtos com embalagens furadas, rasgadas, enferrujadas ou estufadas.
•Verifique o prazo de validade dos alimentos.
•Cuidado com barracas e carrinhos que ficam sob o sol e não possuem uma manutenção adequada dos alimentos.
Para entender o texto

O texto que acabamos de ler foi extraído de uma página da internet. A respeito dele, responda às questões propostas a seguir:
1. Para que serve o texto lido?
2. Em que parte do texto há explicações sobre as ações que devem ser realizadas para se evitar uma intoxicação alimentar?
3. Quem deve realizar essas ações?
4. Tente localizar algumas formas verbais que indiquem as ações a serem executadas pelos leitores.
5. Onde você costuma encontrar textos como esse?

Texto II

Você vai ler agora uma receita culinária, que tem um objetivo semelhante ao do texto sobre como se alimentar sem se intoxicar. Observe:

Batatas à Parmentier

                Cortam-se em rodelas muito finas 500g de batatas grandes, farinhentas, temperam-se com sal e arrumam-se dentro de uma forma bem untada de manteiga, em camadas alternadas com queijo ralado e uns pedacinhos de manteiga. Deixa-se uma margem de três dedos. Batem-se três ovos, misturam-se com um copo de leite, um pouco de sal, uma colher de chá de açúcar  e uma de sopa de manteiga derretida. Derrama-se por cima das batatas, polvilha-se com queijo e leva-se ao forno regular durante 30 minutos. Vira-se e cobre com um molho de camarões.
                                          In: Ubiratan Rosa (org.) Nova enciclopédia mundial de culinária. São Paulo: Letícia, s/d.v.1.

Para entender o texto

1. Ao ler essa receita, o que você observou de especial?
2. Você já deve ter lido outras receitas culinárias como essa. Em geral, onde elas costumam ser encontradas?
3. Esta receita foi publicada numa enciclopédia. Você sabe o que é uma enciclopédia?
4. Em que tempo verbal estão a maior parte dos verbos?

5. Nas receitas que você lê em livros e revistas , quais as semelhanças e diferenças entre a receita apresentada no texto?
6. Reescreva o texto “Batatas à Parmentier” de modo que ele fique semelhante aos txtos  de receitas culinárias que você conhece.
Fonte :  FARACO, Carlos Emílio; MOURA, Francisco Marto de; MARUXO Jr. ,José Hamilton. Língua Portuguesa – linguagem e interação.São Paulo: Ática,2010. V.7,p 186-7.

















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