segunda-feira, 13 de agosto de 2012


EMEF Profº Fernando Pantaleão

Gênero textual  : Texto Instrucional  - Revisão  - 3º Bimestre 2012  - 8os. Anos
Leia o texto para responder às questões 1, 2 e 3.

  VEXAMES  

Muita gente não sabe usar um celular. Veja o que você NÃO deve fazer com ele.

 * Não ande com o celular pendurado na calça. Fica feio. Guarde-o na mochila. Dá para escutá-lo do mesmo jeito.

* Desligue o celular durante as aulas – ou em lugares públicos, como o cinema. Depois você acessa a caixa postal e pega a mensagem.
* Nunca telefone durante a aula. Não adianta se abaixar, nem cobrir o celular com o cabelo. As pessoas vão perceber que você está ao telefone.
* Quando estiver com apenas uma amiga, não fique horas falando ao celular.

 * Não ofereça o seu telefone só para ser simpática. Lembre-se da conta que vai chegar.

                                                                                                                               (Capricho, 21/11/1999.)
Questão 1

 Sobre o texto, assinale a afirmativa correta.

A) Criticar o jovem que não sabe usar adequadamente o celular, chegando a situações de vexame, é a intenção do texto.

B) Certas escolhas lexicais permitem deduzir que o interlocutor pretendido é jovem, estudante, sexo masculino.

C) A linguagem do texto é formal, com complexidade sintática, adequada ao interlocutor que a revista em que o texto foi publicado pretende alcançar.

D) O texto pode ser classificado como gênero instrucional pela intencionalidade, por ser uma sequencia de recomendações e por apresentar verbos no imperativo.

E) Os argumentos apresentados no texto relacionam-se às áreas educacional, social e midiática.

Questão 2

Em relação aos recursos coesivos, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

  ) Na introdução do texto, o pronome você retoma o sentido de gente, e ele, o sentido de celular; ambos constituem coesão por substituição.
(   ) Embora sem a presença de elementos coesivos interfrasais na primeira recomendação, a segunda frase acrescenta a idéia de explicação à primeira frase.

(   ) As recomendações não estão ligadas por elementos coesivos interfrasais, o que as une é a progressão temática.

(   )  Reescrevendo a última recomendação, sem alterar o sentido, fica: Não ofereça o seu telefone só para ser simpática, portanto a conta vai chegar alta.

Assinale a sequencia correta.

A) F, F, V, V              B) V, V, V, F                 C) V, F, V, F                D) F, V, V, V              E) F, V, V, F  

Questão 3

Um dos fatores de coerência textual é a uniformidade de tratamento. Assinale a reescritura da segunda recomendação que NÃO respeita esse fator.
A) Desliguem o celular durante as aulas – ou em lugares públicos como o cinema. Depois vocês acessam a caixa postal e pegam a mensagem.

B) Desligai o celular durante as aulas – ou em lugares públicos como o cinema. Depois vós acessais a caixa postal e pegais a mensagem.

C) Desliga o celular durante as aulas – ou em lugares públicos como o cinema. Depois tu acessas a caixa postal e pegas a mensagem.

D) Desligue o celular durante as aulas – ou em lugares públicos, como o cinema. Depois tu acessas a caixa postal e pegas a mensagem.

E) Desliguemos o celular durante as aulas – ou em lugares públicos como o cinema. Depois nós acessamos a caixa postal e pegamos a mensagem.

Fonte: http://www.ufmt.br/vestibular/concursos/ufmt2006_2/documentos/caderno_de_prova/caderno_amarelo.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário